Reportagens

Conheça o México através das Rotas Gastronômicas

A Aeroméxico convida os turistas brasileiros a conhecerem o México em uma viagem culinária através das “Rotas Gastronômicas”. São 18 rotas que percorrem diferentes destinos do país e permitem desfrutar a diversidade e variedade da comida tradicional, a cultura e os atrativos naturais do país.

Descubra as rotas gastronômicas mexicanas com a Aeroméxico e aproveite a extensa conectividade que a companhia aérea oferece, com cerca de 550 voos diários para mais de 42 destinos dentro da República Mexicana.

A cultura do vinho e o aquário do mundo

Viajar com a Aeroméxico a Tijuana é descobrir a magia das Baixas Califórnias. No norte da região, situado entre o Oceano Pacífico e o Mar de Cortés os visitantes podem conhecer toda a gama de produtos que a terra oferece, como a levedura que dá origem à cerveja em Tijuana e Tecate, ou o roxo e o verde dos vinhedos. Já a Baixa Califórnia Sul é terra do molusco tatemada, do marlín, abulón, ostras e tubarões que compõem a requintada gastronomia peninsular.

Os Tarahumaras milenares

A Aeroméxico conta com mais de 30 voos à Cidade de Chiuahua, capital do estado de mesmo nome, território das etnias rarámuris e tarahumaras. Os atrativos da região são a noz e a maçã, e os melhores cortes de carne do país, combinados com as hortaliças cultivadas pelos rarámuris, que criaram sua cozinha à base de milho, frutos e caça animal. As maravilhas culinárias se combinam com a majestosidade da serra Tarahumara. 

A magia das tradições e da natureza

Os estados de Michoacán, Morelos, Estado de México, Guerrero e a Cidade do México são territórios mitológicos, que oferecem a possibilidade de mergulhar na cultura mexicana através dos mitos e das lendas. 

Uma rota gastronômica imperdível se inicia em Morelia, capital de Michoacán, para onde a Aeroméxico tem uma conexão partindo da capital mexicana com mais de 10 voos semanais. Os visitantes poderão aprender a preparar as famosas marmeladas no Museu do Doce e provar as “carnitas” na Ciudad de Quiroga. As cozinheiras michoacanas herdaram as receitas que levaram a cozinha mexicana a ser considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.  

O berço da história e do romance

A Aeroméxico leva os viajantes da Cidade do México ao estado de Querétaro e a León, capital do estado de Guanajuato. Na região estão as cidades que testemunharam o nascimento de uma história, cheias de cenários pintados com as raízes do México de hoje.

São milhares de opções gastronômicas, desde enchiladas mineras, gorditas, picolés, sopas, carne de porco e trotters Chamorro, até a nova tendência dos orgânicos, que permitirão um olhar ao passado, através dos sabores mais estimulantes.  

A arte da tequila e a música ao sol

Paisagem, música e sabor picante, pratos como o pozole, a birria, o menudo e as tortas “afogadas” de Guadalajara (Jalisco) são tipicamente acompanhadas das músicas de mariachis, alegres sombreros e shots de tequila. Descubra a deslumbrante paisagem de agave e conheça detalhadamente a elaboração artesanal da Tequila, no Museu de Sitio da destiladora Rubio. A Aeroméxico conta com mais de 20 voos diários a este interessante destino.

Paisagem de Agave (Jalisco)

As belezas huastecas

Os estados de Hidalgo, Tamaulipas e Veracruz são territórios com recursos naturais de grande beleza e variedade. Aeroméxico leva ao porto de Veracruz, um destino cheio de alegria, música e aromas. A viagem começa no Porto Jarocho e com o tradicional café “lechero” em La Parroquia.

É possível acompanhar o processo de produção da baunilha, um produto que o México apresentou ao mundo e que atualmente é utilizado nos melhores restaurantes internacionalmente. Além disso, há a variedade de mariscos e aperitivos típicos da região e a amabilidade dos veracruzanos.  

Os mil sabores dos Moles

A Aeroméxico oferece mais de 10 voos diretos à cidade de Oaxaca nos 7 dias da semana, para que se desfrute dessa rota, vivendo uma experiência autêntica que convida a mergulhar na cultura local, e desfrutar de uma natureza impressionante, zonas arqueológicas, artesanato e arquitetura colonial.

O Mole Poblano

A viagem culinária inclui a sopa de feijão com chepil ou de grão de bico moído com caldo de cactus, combinados a Moles (molhos), manchamantel, ou o coloradito. E para deleite do paladar, nada como temperar estas delícias com suco de limão listrado ou atum, e um bom mescal com sal de gusano. 

O mistério e a origem dos maias

A civilização maia, que ocupou um vasto território da América Central, deixou um grande legado científico, gastronômico e artístico. Também fizeram impressionantes construções e grandes cidades, muitas delas declaradas como Patrimonio da Humanidade pela UNESCO.

 

Os estados do México que remetem ao mundo maia são: Quintana Roo, Yucatán, Campeche, Tabasco e Chiapas. Aeroméxico voa direto da Cidade do México a Cancún, Quintana Roo; Mérida, a capital branca do estado de Yucatán; Campeche, no estado com mesmo nome; a Cidade de Villahermosa, em Tabasco; e à cidade de Tapachula em Chiapas. 

Os ingredientes misturados dos Mayab

A rota tem uma diversidade de ecossistemas, cultura e arqueologia que farão a visita inesquecível. A experiência se inicia provando em Campeche o cação; em Yucatán se descobre uma enorme variedade de ingredientes únicos: mel de abelha melípona, laranja amarga, lima, pimenta habanero, urucum, entre outros. E para fechar, não se pode deixar de provar em Quintana Roo o peixe grelhado tikinxiic, preparado com estes ingredientes sobre uma folha de bananeira nas brasas.

Para conhecer todas as Rotas Gastronômicas do México, visite:

http://www.rutasgastronomicas.mx/

Para saber sobre a conectividade e os voos que a Aeroméxico oferece a estes destinos, visite:

http://aeromexico.com

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *